Parceiros

Orquestra Villa-Lobos

1 159

logo1-villalobos

A Orquestra Villa-Lobos tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Vila Mapa, periferia de Porto Alegre, a inclusão social através da música, promovendo a autoestima, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando as possibilidades de participação na sociedade.

A iniciativa é mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e, ao longo de 18 anos de atividade, tem firmado parcerias com várias instituições e empresas, como Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Instituto Junia Rabello (MG), Ministério da Educação, Caixa Econômica Federal, Criança Esperança da UNESCO/Rede Globo. Há quatro anos conta com a parceria do Instituto Cultural São Francisco de Assis, organização não governamental situada na comunidade. Neste ano, a Orquestra conta com o patrocínio da Petrobras.

Em 2003 o programa implantou as Oficinas de Música, que atualmente prestam mais de 550 atendimentos a partir dos quatro anos de idade em 70 turmas distribuídas em aulas de musicalização infantil, flauta doce, piano, violoncelo, violino, violão, percussão, cavaquinho, canto-coral, estudo avançado e teoria e percepção musical realizadas no turno inverso ao do horário escolar na Escola Villa-Lobos, em quatro outros locais da comunidade.

Com o patrocínio do Santander Cultural, a Orquestra lançou em 2002 o CD O Trenzinho do Caipira. Em 2008, lançou seu segundo CD, Olhos Coloridos, com o patrocínio do Grupo CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).

Em sua trajetória, a Orquestra recebeu prêmios importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, a certificação pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade, e o Prêmio Líderes & Vencedores 2009, concedido pela Federasul e pela Assembleia Legislativa do RS como Destaque Comunitário.

A Orquestra Villa-Lobos já realizou mais de 800 concertos para público superior a 200 mil pessoas. Entre eles, destaca-se a turnê na cidade de
Córdoba/Argentina em 2004, a convite do Consulado do Brasil em Córdoba, viagem ao Rio de Janeiro em 2009 e, em março de 2010, a abertura da Conferência Nacional de Educação, promovida pelo Ministério da Educação, em Brasília.

A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que, entre outros prêmios, recebeu em 2010 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação frente à Orquestra.

 

Contatos:
Avenida Santo Dias da Silva, s/nº – Lomba do Pinheiro
91550-240 – Porto Alegre, RS – Brasil
Fone/Fax: (51) 33191413
Email: orquestravillalobos@terra.com.br
Responsável: Cecília Rheingantz Silveira
Celular: (51) 9954 8897

Veja mais deste(a) autor(a): / 

admin

1 Comment

  1. junk cars for cash 5 de julho de 2022 at 08:57 -  Responder

    Thanks for some other magnificent post. The place else could anyone get
    that type of info in such a perfect approach of writing?
    I’ve a presentation next week, and I’m on the look for such info.

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

Curta no Facebook

Seja um Parceiro

Envie um e-mail para cataventus@cataventus.org.br