Projeto AgitAção
Descrição: Oficinas e atividades diversas, além de contação de histórias, que ocorrem simultaneamente no mesmo espaço (escola). O evento tem sempre o encerramento com a Orquestra Villa-Lobos. Tem como desdobramento o Projeto “JardinAção”.

Objetivo: Proporcionar atividades e brincadeiras com temas variados, permitindo a escolas que seus alunos tenham momentos lúdicos, educativos e culturais, em um verdadeiro “agito” que desperta neles a curiosidade, incentiva o hábito da leitura, os leva a interagir entre si e os afasta um pouco da rotina (e também dos celulares).

Público-Alvo: Alunos de escolas públicas e comunidades em geral, da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental.
Projeto Abelink
Descrição: Ações diversas sobre a importância das abelhas para a polinização, incluindo contação de histórias, oficinas de conscientização, divulgação de ações que visem à preservação desses insetos, e uma esquete de 30min chamada “De flor em flor”.

Objetivo: Realizar ações de conscientização sobre a necessidade de preservação das abelhas e reunir em uma página da internet diversas experiências nesse sentido que ocorrem no Brasil e no mundo.

Público-Alvo: Crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Projeto Conte Outra Vez…
Descrição: Atividade formativa que dura cerca de 6 meses e contempla técnicas diversas de contação de histórias, oficinas (dicção, interação com ouvintes, improvisação), confecção de recursos, etc. Ao final do projeto, o grupo de participantes se apresenta fora da instituição, contando histórias.

Objetivo: Despertar, em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o interesse pela leitura, visando ao seu desenvolvimento completo, resgatando sua autoestima e, ao final, formando um grupo de contadores de histórias.

Público-Alvo: Instituições de apoio a jovens em situação de risco social, e comunidades em geral.
Projeto EncenAção
Descrição: Peças e esquetes infantis de duração variável, interpretadas por voluntários: a) “A história, a magia… o livro” – esquete de 30min que lembra a importância do livro de histórias num mundo de tablets, celulares e computadores; b) “De flor em flor” – esquete de 30min que conscientiza, de forma lúdica, sobre a necessidade da preservação da população das abelhas; c) “O mundo encantado do faz-de-conta” – peça infantil com 1h de duração, com cenas de histórias, lendas e fábulas, interpretadas por 25 voluntários.

Objetivo: Resgatar o mundo da fantasia com esquetes ou peça de teatro que possuem temas e finalidades secundárias variadas.

Público-Alvo: Escolas de ensino fundamental, públicas e privadas, e comunidades em geral.
Projeto Festival Cataventus
Descrição: Atividades diversas, tais como contação de histórias e oficinas, entre outras, realizadas em alguma instituição (abertas ao público em geral) ou durante todo o período de algum evento paralelo. Este projeto já foi executado em vários anos com sucesso durante o Fórum Social Mundial, com o nome de Projeto “Forinho”, contemplando atividades durante seis dias seguidos.

Objetivo: Atender crianças e adolescentes em atividades lúdicas e educativas diversas realizadas dentro de instituições ou em paralelo a realização de eventos externos, com duração variável em número de dias.

Público-Alvo: Crianças e adolescentes.
Projeto JardinAção
Descrição: Evento em rede (parceria com outras instituições), com oficinas e atividades múltiplas ao ar livre, desenvolvido no Jardim Botânico de Porto Alegre. Tem para os participantes da comunidade a contrapartida individual de 1kg de alimento como ingresso, que são posteriormente doados. O evento normalmente encerra com a apresentação da Orquestra Villa-Lobos, que também é parceira da Cataventus.

Objetivo: Comemorar o aniversário do Jardim Botânico de Porto Alegre, proporcionando atividades e brincadeiras com temas variados, possibilitando momentos lúdicos, educativos e culturais.

Público-Alvo: Comunidade em geral.
Projeto Pílula Mágica
Descrição: Contação de histórias junto a leitos de hospitais ou em salas de recreação.

Objetivo: Auxiliar no cuidado a pacientes de hospitais, dando-lhes um pouco de atenção e alegria.

Público-Alvo: Hospitais e instituições similares.
Projeto Resgatando Histórias
Descrição: Contação de histórias e momentos de escuta de relatos próprios dos participantes, com o uso auxiliar de músicas, objetos, roupas, etc., que os ajudem a resgatar suas memórias e contar suas histórias. Registro dos relatos em áudio e fotografia, a fim de ser confeccionado material para uma exposição (cartazes, faixas, maquetes, etc.). Elaboração final de um livreto com a compilação das histórias e realização de sessão de autógrafos com os participantes.

Objetivo: Promover a valorização da vida na terceira idade e elaborar registros documentais de histórias de vida dos participantes.

Público-Alvo: Idosos.
Projeto Roda de Histórias
Descrição: Sequência de histórias apresentadas em 45 minutos, com diversos temas, e que podem ser adaptadas à faixa etária e ao contexto do evento.

Objetivo: Resgatar a magia e o encantamento na contação de histórias, promovendo o interesse pela leitura.

Público-Alvo: Escolas públicas e privadas e instituições de apoio a crianças e jovens, a pessoas com deficiência e a idosos.
Projeto Tem Educação na Contação
Descrição: Oficinas e atividades diversas na área da contação de histórias, incluindo expressão corporal, interação com os ouvintes, improvisação, confecção de recursos diversos para contação de histórias, etc.

Objetivo: Capacitar educadores e líderes comunitários para o uso da contação de histórias como instrumento de promoção do hábito da leitura, da qualificação da educação e da inclusão social.

Público-Alvo: Professores da rede pública e lideranças comunitárias.
Projeto Vamos Brincar
Descrição: Atividades lúdicas, como contação de histórias, brincadeiras antigas, canções infantis e confecção de brinquedos com material reaproveitado, em oficinas com a participação dos adultos e das crianças.

Objetivo: Auxiliar e incentivar mães e pais em particular (e outros cuidadores na família em geral) a usarem brincadeiras tradicionais e contação de histórias com as crianças, resgatando e fortalecendo seus vínculos.

Público-Alvo: Mães, pais e cuidadores (avós, padrinhos, etc.) e crianças de até seis anos.
Projeto Caleidoscópio
Descrição: Oficinas, atividades diversas e contação de histórias tendo como foco proporcionar momentos lúdicos para as crianças e momentos de aprendizagem para pais e familiares.

Objetivo: Proporcionar atividades e brincadeiras com temas variados, para que as crianças tenham momentos lúdicos, educativos e culturais de interação entre seus pares e proporcionando conhecimento aos familiares.

Público-Alvo: Pessoas no espectro autista e seus familiares.