A CATAVENTUS

A Cataventus é uma associação civil sem fins econômicos, constituída por voluntários de formações e experiências profissionais diversas, que utiliza a contação de histórias como instrumento de inclusão social. Já atendemos mais de 335.000 pessoas em escolas, asilos, hospitais e outras instituições. Um de nossos diferenciais é o uso de uma metodologia inovadora na contação de histórias, interagindo com o público, utilizando improviso e brincadeiras durante a contação.

HISTÓRIA

Em meados de abril de 1999, iniciou-se a primeira ação desenvolvida por pessoas que, atualmente, fazem parte do quadro administrativo da Cataventus, o Projeto “Conte Outra Vez…”.
O primeiro grupo atendido pelo projeto foram os meninos do Albergue João Paulo II, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes recebidos por encaminhamento dos conselhos tutelares ou do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre. Inicialmente, com atividades lúdicas, foram sendo desenvolvidas responsabilidade em grupo e criatividade, aumentando sua autoestima.

Na sequência, foi inserida a contação. Os meninos montaram histórias usando filmes para as TVs de madeira que eles próprios construíam, álbuns seriados, varais, cartazes, etc., ficando cada vez mais animados. Resultado: trabalhando só duas horas por noite, e só uma noite por semana, eles conseguiriam participar da Feira do Livro de Porto Alegre já no mês de novembro, sete meses após o início do trabalho. Foram feitas apresentações em escolas públicas e particulares, onde os meninos passaram a ser artistas, dando até autógrafos e entrevistas para os jornais dos colégios. Eles participaram de algumas edições da Feira do Livro, do FORUMzinho Social Mundial, de cursos de extensão na UFRGS e na Ulbra, e de eventos variados, como, por exemplo, as feiras do livro nas escolas.

Em 2003, durante o II FORUMzinho Social Mundial, o mesmo grupo de voluntários organizou o I Encontro Internacional de Contadores de História, para o qual vieram contadores de histórias de muitos estados do Brasil e de várias outras partes do mundo. Para fazer a abertura dos dois eventos – o FORUMzinho e o Encontro de Contadores – foi montada uma peça infantil – “Uma Viagem pelas Histórias” – que foi um sucesso, contando com um público de aproximadamente mil pessoas na abertura. Essa peça transformou-se em outro projeto da CATAVENTUS.

Já desenvolvendo dois projetos, os voluntários resolveram montar uma associação, a CATAVENTUS, que teve sua reunião de instalação formal no dia 03 de maio de 2003.

Missão

Promover, nas áreas da EDUCAÇÃO e da ASSISTÊNCIA SOCIAL, o acesso e o incentivo à leitura e, especialmente, a inclusão social e cultural de crianças e jovens, preferencialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, bem como de pessoas com deficiência e de integrantes da terceira idade, através da contação de histórias, de forma ética, socialmente responsável e sustentável.

Visão

Ser entidade de referência nacional no incentivo à leitura e na inclusão social e cultural de crianças e jovens, particularmente aqueles em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoas com deficiência, através da contação de histórias.

Diferencial

Metodologia inovadora na contação de histórias e compreensão profunda da exclusão social (causas, efeitos, formas de reversão).

DIRETORIA

Erica Mylius

Presidente

Maria Alice

Vice-Presidente